Atendimento via Whatsapp

Toque para acessar

Palavra do Presidente

Professor Rodnei Domingues - PresidenteO mercado de Consultoria e Treinamento possui um vasto campo e um grande potencial de crescimento, tendo em vista que estes serviços são demandados por todos os tipos de empresas, instituições e governos.

A consultoria, que consiste na análise e racionalização dos processos, minimização dos riscos, estruturação ou reestruturação de organogramas, posicionamento ou reposicionamento estratégico, indução a inovação e criação ou consolidação de uma cultura empreendedora, contribui com o fortalecimento das organizações.

O treinamento, que consiste no desenvolvimento de competências pessoais, técnicas ou organizacionais, contribui como uma ferramenta de melhoria no desempenho.

Essas forças complementares constituem o princípio da dualidade, necessário para o crescimento e o desenvolvimento sustentável de uma empresa, instituição e consequentemente de um país.

Sabemos que o segmento das Empresas de Consultoria e Treinamento cresceu significativamente nos últimos anos, mas a inexistência de fontes confiáveis de informações consolidadas sobre esse mercado dificulta a análise e, ao mesmo tempo, nos alerta sobre a necessidade de criação de mecanismos de apuração dessas informações, para que no futuro possamos nortear nossos negócios com base em dados confiáveis.

Há uma tendência em todo o mundo de ampliação da contratação de Empresas de Consultoria e no Brasil não será diferente. Os principais motivos para que isso aconteça são:

- Situações cada vez mais complexas que exigirão a orientação de especialistas;
- A contratação de especialistas para resolver problemas pontuais de forma mais econômica que a contratação de um profissional permanente.

- O contato com um especialista externo que traga na bagagem experiências adquiridas em outras empresas a fim de ampliar as possibilidades de ¨benchmarking" e inovações importantes.

No Brasil, existem mais de 40 mil empresas, registradas como Empresas de Consultoria, a maioria de pequeno porte, constituída por menos de cinco pessoas, que concorrem com as grandes por atenderem demandas diferentes.

São empresas de Consultoria e Treinamento das mais diversas especialidades, que abrangem todas as áreas do conhecimento.

Uma boa parte dessas empresas tem a sua frente especialistas com profundo conhecimento e experiência em sua área de atuação e, por isso, prestam serviços de qualidade a seus clientes.

O percentual de empresas pequenas e médias que usam os serviços de consultores e instrutores externos ainda está abaixo dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Esse é um dos motivos que nos leva a concluir que o potencial de crescimento desse segmento ainda é grande.

Em um estudo realizado no primeiro semestre de 2019, através do Axxus Institute, apurou que nos Estados Unidos, o percentual médio investido por pequenas e médias empresas, em consultoria e treinamento é quatro vezes maior que no Brasil.

Em uma sondagem realizada no mesmo período se constatou que a maioria dos empresários brasileiros, que contrataram serviços de consultoria e treinamento em 2019, demonstraram-se muito satisfeitos com os resultados.

Existem ainda oportunidades de melhoria nas relações entre consultorias e clientes, as quais destacamos:

- Contratos mais elaborados, a fim de evitar possíveis impasses e litígios;
- Transparência na precificação dos serviços que serão prestados, refletindo o acordado entre as partes contratantes;
- Definição detalhada das responsabilidades de cada uma das partes;
- Gerenciamento e acompanhamento dos projetos de consultoria contratados;
- Feedback entre as equipes de trabalho, após a finalização da contratação.

A FEBRAEC®, como instituição de fomento sem fins lucrativos, tem como objetivos de contribuir para que esses avanços ocorram e que as empresas de Consultoria e Treinamento se aproximem mais dos seus potenciais clientes, além de proporcionar aos seus associados as oportunidades de ampliação de seus negócios e a melhoria da qualidade de seus serviços.

O compromisso da FEBRAEC® é com o desenvolvimento das empresas de Consultoria e Treinamento e consequentemente com os clientes e com o país.

Professor Rodnei Domingues - Presidente

Compartilhe nas Redes Sociais