MENU
PRODUTOS

Febraec para empresas

FEBRAEC para Empresas

  • Artigos
  • Pesquisas

    O mercado de Consultoria e Treinamento é alimentado pelo conhecimento, que por sua vez, alimenta o desenvolvimento e a inovação. Por essa razão, a FEBRAEC dedica um grande esforço para a realização de pesquisas que possam contribuir com o aprendizado contínuo.

    As pesquisas fazem parte das atividades regulares da FEBRAEC e são orientadas e planejadas para atender os interesses das empresas de Consultoria, Treinamento e do mercado em geral.

    Nossas pesquisas visam descobrir ou comprovar fatos, resolver problemas atuais ou evitar os futuros, além de confirmar teorias ou hipóteses.

    Também usamos as pesquisas para validar ferramentas de gestão, processos, procedimentos ou experiências.

    Nossas pesquisas são qualitativas ou quantitativas e com os mais diversos escopos: laboratoriais, empíricas, de campo, científicas, comportamentais, de humanidades, econômicas, sociais, de mercado, de marketing, entre outras.

    As pesquisas da FEBRAEC são realizadas em parceria com renomados Institutos de Pesquisa e Universidades Brasileiras e Estrangeiras.

  • Notícias

    Este é um espaço livre para compartilhar opiniões sobre assuntos relevantes do cotidiano das Empresas de Consultoria e Treinamento.

    • 1º Encontro com Consultores - FEBRAEC

      No dia 11 de maio, a partir das 13h30, a FEBRAEC promove o 1º Encontro com Consultores com palestras sobre as principais tendências do mercado de Consultoria e Treinamento, aspectos dos Contratos de Prestação de Serviços e como realizar a Prospecção de Negócios.

      PROGRAMAÇÃO
      14h - Abertura: informações gerais FEBRAEC

      14h30 - O mercado de consultoria e treinamento no Brasil: principais tendências
      Prof. Rodnei Domingues, presidente da FEBRAEC e diretor do Axxus Institute.

      15h15 - Principais aspectos dos Contratos de Prestação de Serviços de Consultorias
      Dr. Robson Lancaster de Torres, advogado, bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, especializado em Direito Civil e Contratos.

      16h- Prospecção de Negócios de Consultoria e Treinamento
      Eduardo Faddul, diretor de eventos e comunicação da FEBRAEC.

      17h - Debate

      Data: 11 de maio de 2018
      Horário: 13h30 às 17h
      Local: FEBRAFAR

      Faça sua pré-reserva no evento:

    • Empresas recorrem à gestão interina para enfrentar crise

      Aumenta o número de companhias, em sua maioria familiares e no vermelho, que tem entregado comando a consultorias com equipes especializadas em arrumar a casa

      O empresário Christian Bennecke, seu pai e avô já driblaram diferentes crises econômicas para manter as portas abertas da Corneta, fabricante de ferramentas e autopeças criada pelo avô de Bennecke. Mas, desta vez, ele pediu ajuda. Para salvar a empresa, o empresário bateu às portas da consultoria de gestão Naxentia em dezembro passado e contratou executivos interinos para tocar o negócio e arrumar a casa.

      A Corneta é uma empresa octogenária, que começou seus negócios no Brasil com uma fábrica na Avenida Turiaçu, em São Paulo, ao lado do estádio Palestra Itália, do Palmeiras.

      Alguns funcionários subiam no telhado da fábrica para fazer pirraça com os jogadores do time, prática que deu origem à expressão “corneteiro”, usada até hoje no futebol. Ao longo dos anos, a fábrica mudou para Osasco e o negócio de ferramentas foi perdendo espaço para a produção de autopeças, especialmente para o segmento de motos, que hoje representa 90% da receita da companhia.
      Com a queda da venda de motos nos últimos anos, a Corneta sofreu junto. Sua receita vinha encolhendo e, sem conseguir cortar os custos na mesma proporção, a empresa ficou no vermelho. “Se continuássemos nesse ritmo de perdas, iríamos caminhar para a recuperação judicial”, admitiu Bennecke.

      Os acionistas chegaram a abrir um processo seletivo para recrutar um CEO para a companhia, mas acabaram optando por contratar uma consultoria para fazer a gestão interina da empresa. “Os head hunters (recrutadores) nos apresentaram bons candidatos. Mas entendemos que precisamos de uma solução multidisciplinar, com vários executivos em frentes diferentes. Não acredito que um CEO super-herói vá salvar a empresa”, disse o empresário.

      Desde dezembro, a Corneta tem três executivos da consultoria Naxentia no comando – um CEO, um diretor financeiro e um executivo para a área de controles internos (controller). A missão deles é retomar a rentabilidade da empresa.

      Assim como a Corneta, diversas empresas tiveram de buscar ajuda para se ajustar à crise. De acordo com oito consultorias que oferecem o serviço, consultadas pelo Estado, como Galeazzi & Associados, McKinsey, Corporate Consulting, Strategos e Alvarez&Marsal, a demanda pela gestão interina cresceu significativamente este ano.

      Segundo as consultorias, os principais clientes são empresas familiares com prejuízos e problemas de liquidez. E há demanda generalizada pelo serviço, com destaque para o setor industrial, especialmente as empresas de autopeças, máquinas e equipamentos e construção civil.

      Ajuste de contas.Desde que assumiu o comando da Corneta, a equipe da Naxentia teve de demitir e elevar preços, além de renegociar com fornecedores. “O foco é resultado. O contexto exige que a empresa se adapte e enxugue a operação”, disse o consultor da Naxentia e atual presidente da Corneta, Oswaldo Cochrane.

      Nos tempos áureos de vendas de motos aquecidas, a Corneta faturava R$ 100 milhões e tinha quase 600 funcionários. Hoje a empresa tem 400 pessoas e deve faturar R$ 60 milhões este ano. De margem negativa em 5%, a meta é ficar no zero a zero em 2015 e voltar a lucrar só em 2016. Então, os executivos se despedirão e vão arrumar outra casa.

      Fonte: Estadão

    • Incubados recebem treinamentos em Contratos, Planejamento Estratégico e Gestão Financeira

      Texto: Carolina Octaviano
      Fotos: Mariana Zanatta e Werner Kugelmeier

      Com o intuito de capacitar e tirar dúvidas dos membros de empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), em assuntos relacionados a Contratos, Planejamento Estratégico e Gestão Financeira, nos últimos dois meses, foram realizadas palestras nestas áreas.

      A primeira delas, que aconteceu em julho, discutiu a importância da administração contratual em projetos. Ministrada pelo especialista Álvaro Camargo, que possui 36 anos de experiência em gerenciamento de projetos e estratégia empresarial, a palestra abordou “A economia dos projetos”, “Objetivos e responsabilidades da administração contratual”, “A Comunicação do conteúdo dos contratos para os colaboradores, como resultado da análise crítica”, entre outros tópicos.

      Em 19 de agosto, a Incubadora recebeu especialistas do Sebrae, para um treinamento voltado à gestão financeira. Na ocasião, a empresa incubada Solpe – que atua no ramo de petróleo e gás – pode participar relatando o processo de organização financeira da empresa.

      Já no dia 24 de agosto, os incubados passaram por treinamento em Planejamento Estratégico, com Werner Kugelmeier, autor do livro “PRISMA – Girando a Pirâmide Corporativa” e coautor “Ser + com Criatividade e Inovação” e “Estratégias empresariais para Pequenas e Médias Empresas”. Esta palestra e a de Administração Contratual foram possibilitadas a partir de uma parceria entre a Incamp e a Federação Brasileira de Empresas de Consultoria e Treinamento (Febraec).

      Para saber mais sobre a Incubadora e o processo de incubação, acesse: www.inova.unicamp.br/incamp

      Fonte: Inova

      Treinamento na IncampTreinamento na Incamp

      Treinamento na Incamp

    • FEBRAEC homenageia empresas que se destacam em Educação Corporativa

      No dia 14 de março, a FEBRAEC reuniu representantes de grandes empresas que movimentam a economia do país no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O objetivo: valorizar iniciativas que promovem as “Melhores Práticas em Educação Corporativa” nas empresas.

      As organizações foram indicadas por uma comissão especial formada pela nossa entidade e composta por consultores especialistas em Educação Corporativa. A solenidade de entrega do prêmio contou com a presença do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.

      Na seleção das premiadas, aparecem organizações que atuam em diversas áreas como energia, comunicação, cosméticos, indústria farmacêutica, petróleo, automóveis e outros setores importantes para o país.

      Assista ao vídeo com o evento completo:




      Prêmio para Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

      Reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge e Diretor de Extensão Prof. Dr. Miguel Juan Bacic.

      Prêmio para Cisco do Brasil Ltda



      Marco Sena - Diretor

      Prêmio para CPFL Energia



      Flávio Faria - Gerente de Educação Corporativa

      Prêmio para Ford Motor Company Brasil Ltda



      Daniela Cepeda Queiroz - Gerente de Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional

      Prêmio para Hypermarcas S/A



      Luiz Violland - Presidente da Divisão Farma

      Prêmio para Itaú-Unibanco S/A



      Bernardo Mansur - Gerente de Recursos Humanos

      Prêmio para Natura Cosméticos S/A



      Flávia Pilan - Gerente de Recursos Humanos e Flávio Pesiguelo - Vice-Presidente de Pessoas e Cultura

      Prêmio para Petróleo Brasileiro S/A Petrobras



      Luiz Carlos Veiga de Oliveira - Geólogo Senior, Gerente da Escola de E&P e Desenvolvimento de Produção

      Prêmio para TV Globo – Globo Comunicação e Participações S/A



      Natalie Bonvini - Gerente de Desenvolvimento e Educação Corporativa

      Prêmio para Robert Bosch Ltda



      Fernado Tourinho - Diretor de Recursos Humanos da América Latina

      Prêmio para Tetra Pak Ltda



      Alessandro G. Olinger - Gerente WCM

      Prêmio para WF Soluções



      Luiz Lombardi - Diretor

      Prêmio para Febrafar - Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias



      Edison Tamascia - Presidente

      Prêmio para Raízen Energia S/A



      Marina Quental - Vice-Presidente de Desenvolvimento Humano

      Prêmio para Sodexo do Brasil S/A

      Alessandra Torres - Diretora Regional de Operações e Veronica de Souza - Gerente de Educação Corporativa

      Confira outras imagens do evento:


























      Imagens: Alexandre Magno

    • A revolução que os consumidores almejam, com a execução que os conquista

    • A Reforma Trabalhista e os impactos para as relações de trabalho no Brasil

    • Estudo do DEPEC-Bradesco revela evolução do mercado de autopeças

    • Pesquisa: diagnóstico da ABIEC faz retrospectiva do mercado agropecuário

Compartilhe nas redes sociais-rodape