MENU
PRODUTOS

Febraec para empresas

FEBRAEC para Empresas

  • Empresas recorrem à gestão interina para enfrentar crise

    Aumenta o número de companhias, em sua maioria familiares e no vermelho, que tem entregado comando a consultorias com equipes especializadas em arrumar a casa

    O empresário Christian Bennecke, seu pai e avô já driblaram diferentes crises econômicas para manter as portas abertas da Corneta, fabricante de ferramentas e autopeças criada pelo avô de Bennecke. Mas, desta vez, ele pediu ajuda. Para salvar a empresa, o empresário bateu às portas da consultoria de gestão Naxentia em dezembro passado e contratou executivos interinos para tocar o negócio e arrumar a casa.

    A Corneta é uma empresa octogenária, que começou seus negócios no Brasil com uma fábrica na Avenida Turiaçu, em São Paulo, ao lado do estádio Palestra Itália, do Palmeiras.

    Alguns funcionários subiam no telhado da fábrica para fazer pirraça com os jogadores do time, prática que deu origem à expressão “corneteiro”, usada até hoje no futebol. Ao longo dos anos, a fábrica mudou para Osasco e o negócio de ferramentas foi perdendo espaço para a produção de autopeças, especialmente para o segmento de motos, que hoje representa 90% da receita da companhia.
    Com a queda da venda de motos nos últimos anos, a Corneta sofreu junto. Sua receita vinha encolhendo e, sem conseguir cortar os custos na mesma proporção, a empresa ficou no vermelho. “Se continuássemos nesse ritmo de perdas, iríamos caminhar para a recuperação judicial”, admitiu Bennecke.

    Os acionistas chegaram a abrir um processo seletivo para recrutar um CEO para a companhia, mas acabaram optando por contratar uma consultoria para fazer a gestão interina da empresa. “Os head hunters (recrutadores) nos apresentaram bons candidatos. Mas entendemos que precisamos de uma solução multidisciplinar, com vários executivos em frentes diferentes. Não acredito que um CEO super-herói vá salvar a empresa”, disse o empresário.

    Desde dezembro, a Corneta tem três executivos da consultoria Naxentia no comando – um CEO, um diretor financeiro e um executivo para a área de controles internos (controller). A missão deles é retomar a rentabilidade da empresa.

    Assim como a Corneta, diversas empresas tiveram de buscar ajuda para se ajustar à crise. De acordo com oito consultorias que oferecem o serviço, consultadas pelo Estado, como Galeazzi & Associados, McKinsey, Corporate Consulting, Strategos e Alvarez&Marsal, a demanda pela gestão interina cresceu significativamente este ano.

    Segundo as consultorias, os principais clientes são empresas familiares com prejuízos e problemas de liquidez. E há demanda generalizada pelo serviço, com destaque para o setor industrial, especialmente as empresas de autopeças, máquinas e equipamentos e construção civil.

    Ajuste de contas.Desde que assumiu o comando da Corneta, a equipe da Naxentia teve de demitir e elevar preços, além de renegociar com fornecedores. “O foco é resultado. O contexto exige que a empresa se adapte e enxugue a operação”, disse o consultor da Naxentia e atual presidente da Corneta, Oswaldo Cochrane.

    Nos tempos áureos de vendas de motos aquecidas, a Corneta faturava R$ 100 milhões e tinha quase 600 funcionários. Hoje a empresa tem 400 pessoas e deve faturar R$ 60 milhões este ano. De margem negativa em 5%, a meta é ficar no zero a zero em 2015 e voltar a lucrar só em 2016. Então, os executivos se despedirão e vão arrumar outra casa.

    Fonte: Estadão

  • Incubados recebem treinamentos em Contratos, Planejamento Estratégico e Gestão Financeira

    Texto: Carolina Octaviano
    Fotos: Mariana Zanatta e Werner Kugelmeier

    Com o intuito de capacitar e tirar dúvidas dos membros de empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), em assuntos relacionados a Contratos, Planejamento Estratégico e Gestão Financeira, nos últimos dois meses, foram realizadas palestras nestas áreas.

    A primeira delas, que aconteceu em julho, discutiu a importância da administração contratual em projetos. Ministrada pelo especialista Álvaro Camargo, que possui 36 anos de experiência em gerenciamento de projetos e estratégia empresarial, a palestra abordou “A economia dos projetos”, “Objetivos e responsabilidades da administração contratual”, “A Comunicação do conteúdo dos contratos para os colaboradores, como resultado da análise crítica”, entre outros tópicos.

    Em 19 de agosto, a Incubadora recebeu especialistas do Sebrae, para um treinamento voltado à gestão financeira. Na ocasião, a empresa incubada Solpe – que atua no ramo de petróleo e gás – pode participar relatando o processo de organização financeira da empresa.

    Já no dia 24 de agosto, os incubados passaram por treinamento em Planejamento Estratégico, com Werner Kugelmeier, autor do livro “PRISMA – Girando a Pirâmide Corporativa” e coautor “Ser + com Criatividade e Inovação” e “Estratégias empresariais para Pequenas e Médias Empresas”. Esta palestra e a de Administração Contratual foram possibilitadas a partir de uma parceria entre a Incamp e a Federação Brasileira de Empresas de Consultoria e Treinamento (Febraec).

    Para saber mais sobre a Incubadora e o processo de incubação, acesse: www.inova.unicamp.br/incamp

    Fonte: Inova

    Treinamento na IncampTreinamento na Incamp

    Treinamento na Incamp

  • FEBRAEC homenageia empresas que se destacam em Educação Corporativa

    No dia 14 de março, a FEBRAEC reuniu representantes de grandes empresas que movimentam a economia do país no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O objetivo: valorizar iniciativas que promovem as “Melhores Práticas em Educação Corporativa” nas empresas.

    As organizações foram indicadas por uma comissão especial formada pela nossa entidade e composta por consultores especialistas em Educação Corporativa. A solenidade de entrega do prêmio contou com a presença do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.

    Na seleção das premiadas, aparecem organizações que atuam em diversas áreas como energia, comunicação, cosméticos, indústria farmacêutica, petróleo, automóveis e outros setores importantes para o país.

    Assista ao vídeo com o evento completo:




    Prêmio para Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

    Reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge e Diretor de Extensão Prof. Dr. Miguel Juan Bacic.

    Prêmio para Cisco do Brasil Ltda



    Marco Sena - Diretor

    Prêmio para CPFL Energia



    Flávio Faria - Gerente de Educação Corporativa

    Prêmio para Ford Motor Company Brasil Ltda



    Daniela Cepeda Queiroz - Gerente de Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional

    Prêmio para Hypermarcas S/A



    Luiz Violland - Presidente da Divisão Farma

    Prêmio para Itaú-Unibanco S/A



    Bernardo Mansur - Gerente de Recursos Humanos

    Prêmio para Natura Cosméticos S/A



    Flávia Pilan - Gerente de Recursos Humanos e Flávio Pesiguelo - Vice-Presidente de Pessoas e Cultura

    Prêmio para Petróleo Brasileiro S/A Petrobras



    Luiz Carlos Veiga de Oliveira - Geólogo Senior, Gerente da Escola de E&P e Desenvolvimento de Produção

    Prêmio para TV Globo – Globo Comunicação e Participações S/A



    Natalie Bonvini - Gerente de Desenvolvimento e Educação Corporativa

    Prêmio para Robert Bosch Ltda



    Fernado Tourinho - Diretor de Recursos Humanos da América Latina

    Prêmio para Tetra Pak Ltda



    Alessandro G. Olinger - Gerente WCM

    Prêmio para WF Soluções



    Luiz Lombardi - Diretor

    Prêmio para Febrafar - Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias



    Edison Tamascia - Presidente

    Prêmio para Raízen Energia S/A



    Marina Quental - Vice-Presidente de Desenvolvimento Humano

    Prêmio para Sodexo do Brasil S/A

    Alessandra Torres - Diretora Regional de Operações e Veronica de Souza - Gerente de Educação Corporativa

    Confira outras imagens do evento:


























    Imagens: Alexandre Magno

  • A revolução que os consumidores almejam, com a execução que os conquista

  • A Reforma Trabalhista e os impactos para as relações de trabalho no Brasil

  • Estudo do DEPEC-Bradesco revela evolução do mercado de autopeças

  • Pesquisa: diagnóstico da ABIEC faz retrospectiva do mercado agropecuário

  • Eleições 2018: pesquisa XP Investimentos aponta os favoritos da corrida eleitoral no Brasil

  • A Quarta Revolução Industrial: mudanças sistemáticas e profundas na sociedade

  • Contagem regressiva: previsões da Singularity University até 2038

Compartilhe nas redes sociais-rodape
}